Perguntas freqüentes entre os estudantes de Cultura Racional.
1- O Sr. Manoel e o Racional Superior eram a mesma pessoa?
-Não, o Sr. Manoel é um habitante do Mundo Racional feito pelo Racional Superior.
Mas por um estar ligado ao outro, diz-se ser um só.
2- A levitação será feita com o corpo de matéria ou em forma de energia?
-Com o corpo de matéria. Em energia é para quando o corpo de matéria tiver se transformado em energia para voltar ao seu mundo de origem.
3- A pessoa e o habitante do Mundo Racional que está materializado em forma de máquina do raciocínio são um só ser?
-Não, o habitante que está materializado é um ser de vida eterna feito pelo Racional Superior e a pessoa é uma vida elétrica e magnética feita pela natureza, que hoje está lutando para chegar a ser um habitante do Mundo Racional feito pelo Racional Superior.
4- Nós fomos os culpados da formação deste universo deformado?
Não, foram os habitantes do Mundo Racional.
5- Por que se diz que o Sr. Manoel era aparelho do Racional Superior, por que deste “aparelho”?
-Por ser o porta-voz do Racional Superior. Onde “aparelho” é um termo muito usado no espiritismo, o berço da Cultura Racional, facilitando assim o entendimento dos pioneiros.
6- Devemos ler só os livros que foram liberados pelo Pai lá no Retiro Racional?
-No Retiro Racional o Pai liberou a leitura de todos os mil livros. Que a forma correta do estudo da Cultura Racional é a forma seqüenciada e diária. Nada de pular livros, nada de ficar lendo livros salteados ou passar dias sem pegar no livro.
7- Se o leitor não estiver entendendo o assunto que está lendo no livro, ele está tendo seu raciocínio desenvolvido?
-Certamente, todos estamos tendo o raciocínio desenvolvido desde que pegamos no primeiro volume. Ou até mesmo antes, porque a Fase é Racional, a áurea é Racional. Só que, sem ler, não dá para chegar a 100%.
E lendo procurando entender o assunto a leitura fica mais interessante e serve para firmar as bases mentais na positividade das informações Racionais.
8- O que é o corpo fluídico que deu causa ao animal Racional?
-As sete partículas que estão nas sete partes com a ação do calor produziram um fluido e estes fluidos se juntaram e deram causa a um corpo fluídico que deu causa a um “micróbio” que deu causa ao animal Racional.
11- A natureza é uma entidade feminina?
-Não, a natureza é duas energias que em conjunto geram, mantém e transformam as vidas na deformação. E energia não tem sexo, sexo quem tem é bicho material.
12- As entidades do astral inferior citadas no espiritismo são as mesmas explicadas na Cultura Racional?
Não, na Cultura Racional as entidades do astral inferior são habitantes do Mundo Racional que se extinguiram de sua pureza e se transformaram em seres de luz, seres de vida eterna, de energia elétrica.
13- Por que alguns pontos parecem contraditórios na Cultura Racional?
-Porque o leitor desatento ou iniciante ainda não concluiu todo o estudo dos mil livros, de forma seqüenciada e repetida, ai não se dá conta que tem que separar as coisas e entender que tudo foi explicado para facilitar nossos entendimentos ainda tão primários e supersticiosos de quando adentramos no “passar a se conhecer”.
15- Por que algumas explicações foram apresentadas na Cultura Racional de forma misturada?
-Por algumas razões em benefício do estudante: Para não chocar demais a pessoa, para ir apresentando as verdades de pouco a pouco e também para estimular o estudo.
16- O que é a propaganda bomba do Mundo Racional?
-É quando o primeiro estudante levitar e chamar a atenção do mundo todo. Aí todos vão querer saber como isso é possível e vão ser informados que todas as explicações estão nos livros Universo em Desencanto, conseqüentemente toda a humanidade vai ser Racionalizar a partir deste e dos muitos outros eventos Racionais.
17- Por que alguns estudantes misturam comemorações de santos católicos com a Cultura Racional?
-Por que não estão estudando direitinho, precisam de mais algum tempo para se libertar das mistificações e superstições da fase do pensamento.
18- Por que das repetições nos livros?
-Para facilitar o entendimento das pessoas, porque de Racional as pessoas nada conheciam. Aí se não entenderem numa explicação, mais adiante, com mais informações adquiridas pela continuidade do estudo, vão entender quando aquele ponto for reapresentado.
19- O que é o alfabeto astrológico?
-Regime de vida instituído pelo Astral Superior para o retorno dos seres humanos ao seu mundo de origem. Esse regime terminou porque as pessoas influenciadas pelas transmissões magnéticas das estrelas deixaram de dar atenção em caminhar na linha astrológica e começaram a desenvolver a matéria, quer dizer, passaram a seguir a linha do chão, a linha magnética.
20- Por que de tanto sofrimento?
-Porque estamos em uma deformação vivendo desconhecidos de nós mesmos e de tudo, e pior, regidos por duas energias enfraquecidas e degeneradas. E assim todos nós, por meio desse sofrimento, sendo lapidados para entendermos que não somos daqui e que temos que sair daqui, deste inferno encantado.
21- Quais são os poderes de lapidação?
-A lapidação natural, a lapidação artificial e a lapidação dita espiritual que é feita pelos invisíveis do astral térreo. E todo o sofrimento que passamos, ficando sem valor nenhum se não desenvolvermos nossos raciocínios. Quem não está desenvolvendo o raciocínio está sofrendo em vão.
22- A Cultura Racional é feita pela natureza?
-Não, de forma nenhuma. É uma cultura do natural da natureza e do natural de todos os feitos da natureza. Que o natural da natureza é Racional é do Mundo Racional.
23- A natureza desenvolve o raciocínio das pessoas?
-Não, o raciocínio só é desenvolvido pela energia Racional e a natureza é energia elétrica e magnética.
24- Um estudante de Cultura Racional deve satisfação a alguém?
-Não, a ninguém. Não deve se subordinar a ninguém, nem dar satisfação de seus atos a ninguém, ninguém mesmo. Racionalmente é o livro e a pessoa e a pessoa e o livro.
O estudante divulga como e onde e quando quer. O estudante lê onde, como e quando quer. O estudante colabora quando, onde e como quer. E isso sem ter que dar satisfação a quem quer que seja em forma de obrigação.
É a pessoa e o livro e o Racional Superior e a pessoa, isso é que é Cultura Racional.
25- Tem os que dizem que não precisa ler todos os mil livros, tá certo isso?
-Esses são os preguiçosos e os arrogantes que acham que sabem tudo e que as explicações do Racional Superior ao longo dos mil livros são irrelevantes ou desprezíveis.
26- O Sr. Manoel já nasceu anteriormente aqui na Terra?
-Não, só se materializou uma única vez. No dia 2 de setembro de 1902 o Racional Superior providenciou tudo para a materialização do Sr. Manoel que nasceu em 30 de dezembro e cumpriu sua missão e iniciou sua desmaterialização no dia 13 de janeiro de 1991.
27- O que é que quer dizer que a natureza não alimenta mais o pensamento dos pensadores?
-Não orienta mais os pensadores como fazia na fase do pensamento. Hoje a natureza largou de mão o pensador em sua organização da vida material e espiritual. Hoje a natureza não quer mais saber de progresso material; quer sim ver todos os seus feitos com os livros Racionais nas mãos.
28- O que é o pensamento seco?
-É aquele que não tem mais a sensibilidade do sentimento humano. Secou o pensamento, secou o sentimento; aí vão cometer atrocidades e barbaridades.
29- O que são os exús?
-É o nome dado aos invisíveis feitos pela energia magnética. Estas entidades convivem conosco nesta deformação. Esse nome foi trazido do espiritismo, assim como muitos outros, para facilitar o entendimento dos pioneiros. São seres com capacidade intelectual similar a nossa, mas sem raciocínio. Seus corpos são de uma matéria tão fina que se torna invisível. Eles têm como missão a lapidação da humanidade.
30- Qual é a situação hoje dos habitantes do Mundo Racional que entraram na parte que não estava pronta para entrar em progresso?
-Uns tantos estão no astral Superior, outros no astral inferior e outros aqui mais embaixo, que são os que acompanharam a deformação, esses é que dão causa ao animal Racional se materializando em forma de máquina do raciocínio.
31- Hoje a gente consegue se comunicar com esse habitante do Mundo Racional que está materializado em forma de máquina do raciocínio?
-Hoje não, só depois dele desmaterializado. Porque depois dele desmaterializado a glândula pineal fica ligada à energia Racional e aí passa a funcionar esse órgão de comunicação Racional.
A glândula pineal é que é o órgão de comunicação com o que é Racional.
As máquinas da imaginação e do pensamento se comunicam (precariamente) com o elétrico e magnético e a máquina do raciocínio se comunica (perfeitamente) Racionalmente com tudo e com todos.
32- O que significa estar encantado?
-Significa estar enfeitiçado, magnetizado, hipnotizado, iludido, enganado, escravizado pela ignorância de não saber de onde veio e para onde vai, como veio e como vai.
33- O que significa desencantado?
Liberto da ignorância, quer dizer, passou a ser conhecedor de tudo e de todos, sabedor do seu passado, presente e futuro. Imune aos males do corpo e dos males da vida. Sabe de onde veio e para onde vai, como veio e como vai.
34- Por que a humanidade nunca foi capaz de encontrar a paz e a segurança tão desejada?
-Porque estamos vivendo em uma deformação, em um mundo desequilibrado.
E a humanidade diretamente ligada a esse desequilíbrio é desequilibrada também.
Então o ser humano quer o bem de si mesmo e de todos, mas sua ligação às energias deformadas, a elétrica e magnética não possibilita isso.
É o mesmo que esperar que um aparelho 220v funcione perfeitamente ligado em 110v.
35- Tem hora que a gente está pensando e tem hora que a gente está raciocinando?
-Não, não existe isso. Quem pensa não raciocina e quem raciocina não pensa. Quem pensa é porque está ligado à energia elétrica e magnética e quem raciocina é porque se desligou da energia elétrica e magnética e foi ligado à Energia Racional.
E depois de ligado à Energia Racional ninguém vai se desligar dela para se ligar as energias de bichos.
36- A palavra raciocinar tem o mesmo significado na cultura artificial e na Cultura Racional?
-Não, raciocinar na Cultura Racional vai muito além.
Raciocinar na Cultura Racional é a pessoa estar ligada à energia de sua origem, conhecedor do passado, presente e futuro de tudo e de todos, e chegar a ser um corpo de vida eterna com seu progresso de pureza no seu mundo de origem, é estar ligado a DEUS e a tudo e a todos.
37- Quem são os pioneiros da Cultura Racional?
-Todos nós que entramos em contato com a Cultura Racional antes das provas e comprovações da veracidade da Cultura Racional se evidenciar para todo o mundo.
Então tem os pioneiros de antes do Pai ir para o Retiro Racional, tem os pioneiros que ajudaram na construção do retiro, os pioneiros que chegaram antes de ser concluída a Cultura Racional e os pioneiros que vieram após a transformação do Pai. E todos esses com seu galardão pelo seu plantio Racional.
Porque seguiram firmes sem as provas e comprovações práticas de que a CULTURA RACIONAL é a VERDADE.
38- Já tem gente que nasce com o raciocínio bem desenvolvido?
-Sim, são aqueles que iniciaram o desenvolvimento do raciocínio e não tiveram tempo de concluir os 100%. Aí estes voltam a nascer e trazem o percentual de desenvolvimento que atingiram na vida passada.
Torna a nascer na Fase Racional adiantada para continuar o que começou, para atingir à classe que desejava, que é a classe de Racional.
Esses, num piscar de olhos estão Imunizados.
39- Existem pessoas que interpretam a Cultura Racional de forma diferenciada um dos outros, ou tem interpretações diferentes um dos outros. Isto influencia no desenvolvimento do raciocínio?
Não, o que influencia no desenvolvimento do raciocínio é a persistência na leitura.
De nada adianta a pessoa ter uma brilhante interpretação se não lê nada; enquanto o outro que pode ter uma interpretação de alguns pontos Racionais de forma equivocada ou deficiente, mas são de uma assiduidade exemplar, estes estão a frente pela sua ligação assídua com a Energia Racional da leitura.
Então o que importa é a leitura, entendendo ou não entendendo, o que conta no final das contas é o tempo que a “bateria ficou ligada na tomada para receber a carga”, a bateria é a pessoa, a tomada é o leitura do livro, e a carga é a Energia Racional materializada em forma de assuntos Racionais para o desenvolvimento do raciocínio.
Se não ligar, não carrega, e sem carga não se chega a lugar nenhum.
41- Qual a melhor forma de se estudar a Cultura Racional?
-A melhor forma é a diária, seqüencial, quanto mais tempo melhor.
E de preferência em lugares calmos ou em horários calmos para não ser distraído demais com as transmissões magnéticas.
42- Às vezes o Racional Superior fala de coisas que vejo que não estão acontecendo. Como se explica isso?
-A Cultura Racional descreve coisas do passado, do presente e do futuro.
Então tem coisas que só vamos ver mais adiante, depois das realizações Racionais. Então a gente tem que ver a que tempo se refere aquela informação.
43- Tem hora que observo que o Racional Superior meio que embola as coisas e isso cria uma certa confusão no meu entendimento.
-Essa é a forma de apresentação das informações Racionais, inicialmente ele coloca tudo junto e depois ele vai separando as coisas.
E a percepção da confusão é prova de que a pessoa está realmente estudando e já fazendo distinção entre as coisas, daí vai fazer a separação das coisas, colocando cada coisa em seu devido lugar.
Enquanto a pessoa não perceber isso, não está entendendo adequadamente a CULTURA RACIONAL.
Repetindo, depois da percepção desse embolo todo, o estudante vai separando as coisas e, a partir daí, a Cultura Racional vai ficando mais e mais clara a cada lida dos mil livros, a aí termina a confusão dos confusos porque a pessoa foi caprichosa em aprender Cultura Racional.
44- Muitas pessoas têm dificuldades de se livrar de suas crenças e crendices quando iniciam estudar a Cultura Racional, e outras, mesmo depois de muito tempo participando do meio Racional, ainda ficam misturando as coisas e até propagando coisas que não tem base na Cultura Racional. Como pode ser isso, depois de tanto tempo ficar insistindo nessas misturas e devaneios?
-É a deformação, tem de tudo, uns mais deformados do que os outros, uns mais cabeça dura do que os outros, uns mais caducos do que os outros, uns mais deficientes do que os outros, uns mais malucos do que os outros.
Mas tudo se alinhando com o surgimento dos primeiros imunizados.
Então é dar tempo ao tempo.
45- O desenvolvimento intelectual ajuda no entendimento da Cultura Racional?
-Não, não ajuda, mas também não atrapalha. O que ajuda no entendimento da Cultura Racional é o estudo da própria Cultura Racional, é procurar entender a Cultura Racional como ela é sem misturebas ou mistificações.
46- Por que alguns ainda ficam misturando a Cultura Racional com as coisas do chão?
-Porque ainda não conseguiram romper com suas raízes filosóficas, aí ficam com pena ou ainda temerosos de caminhar avante sem a cangalha inútil do magnetismo filosófico ou espiritual. Mas o tempo naturalmente vai enfraquecendo esses grilhões magnéticos e o estudante vai ver chegar o dia de ter suas mistificações e superstições transformadas em fumaça que esvanece no ar.
48- A propaganda diminuiu muito desde a época que o Pai estava em matéria. Isso está certo?
Tudo tem sua fase, são os altos e baixos das variações elétrica e magnética interferindo nas ações de suas ferramentas que somos todos nós que ainda estamos ligados a elas. Mas não parou, e não vai parar, pelo contrário, quando vier a melhor de todas as propagandas, num instante o mundo se interessará e passará a se conhecer. É só aguardar, fazendo o trivial que em breve muita colaboração será necessária para assistir ao chuveiro de perguntas que vem por aí.
49- Por que algumas pessoas são contra aqueles que estão estudando a Cultura Racional que não é impressa no Retiro Racional?
-Porque não batem bem da cabeça.
50- O que fazer quando se está desanimado para ler?
-Se auto esclarecer da importância da Cultura Racional na sua vida. Procurar participar de atividades Racionais e estar envolvido com coisas Racionais. Mas se tiver dia em que as atrapalhações magnéticas forem muito forte, então pega no livro e vai folheando. Porque tem quem está vendo tudo e vendo o esforço e capricho de todos.
E um caprichoso e um esforçado é sempre uma figura de valor e destaque Racional.
51- O que é um estudante estar bem alinhado com a fase Racional ou o que é estar na linha Racional?
-Um estudante está bem alinhado Racionalmente quando está sendo persistente na leitura, quando está divulgando ou colaborando com o próximo para que ele também se alinhe Racionalmente ou tenha acesso ao Conhecimento de alinhamento Racional.
52- Qual a diferença de quem desenvolve o raciocínio para os que não desenvolvem?
-Os que desenvolvem o raciocínio seguem adiante no processo seletivo natural, e os que não desenvolvem não participam da seleção natural nesta nova fase da vida e são descartados por meio das classes inferiores.
54- O que é um aparelho Racional primário?
-É o animal Racional que pega no livro e segue adiante na persistência da leitura. Daí, atinge a classe de aparelho Racional propriamente dita, se ligando na energia Racional e é consagrado Racionalmente, ficando rodeados pelos habitantes do Mundo Racional. A partir daí vai evoluir Racionalmente, vai levitar, transitar pelo espaço ou para onde raciocinar e outras coisas Racionais mais; daí chega ao grau de supremacia Racional e em terminando seu tempo de duração na matéria, que foi prolongado pela Imunização Racional, a pessoa vai se transformar para a classe de Racional puro, limpo e perfeito no seu verdadeiro natural, conscientemente.
55- Quantos alfabetos astrológicos existiram?
Basicamente, dois. Um feito pelo Astral Superior e o outro, que foi copiado pela natureza.
Mas só o primeiro levava os seres humanos para a planície Racional. Já o instituído pela natureza, os benefícios eram dados pela natureza, benefícios aqui na deformação.
Então tem hora que o Pai está falando de um e tem hora que ele está falando de outro. E às vezes ele fala de um para dar uma idéia do outro.
56- Quais são os pontos mais importantes que temos que saber na Cultura Racional?
-De onde viemos e para onde vamos, como viemos e como vamos. Só isso é o suficiente para fazer a pessoa sentir a importância de persistir na leitura diária e a importância da Cultura Racional estar em todos os lares do mundo.
"NATURAL É TUDO AQUILO QUE PODE SER,
SEM PREJUÍZO DE NINGUÉM.”
RACIOCINAR SEMPRE! PENSAR, NUNCA!
ESTE CONHECIMENTO É PARA TODOS!
DIVULGUE, POIS TODOS PRECISAM SABER.