HISTÓRIA


HISTÓRIA DA FEITURA DOS LIVROS "UNIVERSO EM DESENCANTO".
1938 a 1970 - Parte 1 - "A LONGA ESPERA".

"A paciência é a irmão gêmea do Raciocínio" - 300º Histórico.

Com o fim da fase do pensamento em 1935, entramos na "Era do Fogo" e as guerras afloraram no mundo inteiro.
SÉCULO XX - Apelidado de "Século Sangrento" por muitos historiadores.

Um Período de trevas para a Humanidade (milhões e milhões de mortes sangrentas no mundo inteiro) :
- 2ª GUERRA MUNDIAL, com consequências graves em todas as áreas humanas, 
- O avanço e a invasão do COMUNISMO em várias Nações, 
- A tensão da "GUERRA FRIA" (URSS X EUA) e o desenvolvimento de Armas Atômicas e risco de Guerra Nuclear,
- A Ditadura da ERA VARGAS, o Estado Novo - 1930 a 1945.

Em meio a tudo isto estava pronta a parte inicial da CULTURA RACIONAL.

Os livros "UNIVERSO EM DESENCANTO" denominados Amarelões estavam prontos, de forma discreta e simples, ao alcance de poucos no Estado do Rio de Janeiro. 

Enquanto isto, o Sr. MJC aguardava, pacientemente, que os leitores da época, sentissem as mensagens do RACIONAL SUPERIOR e divulgassem estas Verdades. Os que na época leram e estudaram os Amarelões vibraram de alegria e sentiram as Verdades neles contidos. 

Mas....as crendices, as tradições, os preconceitos, os interesses, as incertezas com o destino no cenário mundial e brasileiro e outros fatores que desconhecemos atrapalharam a evolução da Fase Racional neste período.

" SE TIVESSEM FEITO A PROPAGANDA COMO DEVIAM, NO PRINCÍPIO, NÃO SE DAVA ISSO, PORQUE TERMINAVA UMA FASE E ENTRAVA A OUTRA, POR HAVER A PROPAGANDA PARA O CONHECIMENTO DE TODOS." - 15ºObra - Pag. 23 (Ed. Racional Gráfica)



Enquanto o tempo passava, o Sr. MJC atendia as pessoas em sua residência na Rua Áurea - município de Belford Roxo - RJ. Conversava, explicava, tirava as dúvidas de todos, ajudava a todos.

Políticos, personalidades artísticas, autoridades, empresários, professores, trabalhadores, donas de casa e cidadãos comuns o procuravam com ânsia de serem ajudados e obter informações sobre o que estava ocorrendo na Terra e o que o Sr. MJC poderia esclarecer e resolver. Por ser humilde, não fazia desfeita a ninguém.

Ele  - Um Ser Iluminado por outra esfera, o MUNDO RACIONAL, ajudava com seus poderes todos aqueles que o procuravam. Curas e solução de inúmeros problemas eram sanados por este ser Divino. 

Mas, mesmo dando provas a todos com o intuito de que estudassem e propagassem os Livros muitos não liam ou liam e não propagavam o Conhecimento Racional. Muitos leram, respeitaram e divulgaram e colheram os frutos de uma vida longa, saudável e abençoada pelo MUNDO RACIONAL e, colaboraram para que a Obra Completa ficasse pronta. Estes pioneiros dentro do possível serão homenageados nas futuras postagens. Salve!

HISTÓRIA DA FEITURA DOS LIVROS "UNIVERSO EM DESENCANTO"
1938 A 1970 - Parte 2 - "AS MENSAGENS AVULSAS".


(Colaboração para elaboração deste Texto: Sr. Joel Soibelman -Estudante desde 1955)
"E OS PIONEIROS DO MUNDO RACIONAL TÊM O SEU DESTAQUE NO PRIMEIRO MUNDO..." 197 HISTÓRICO.

Com os andamentos da Fase Racional, o Sr. MJC em sua residência - Belford Roxo - apelidada de "Palacete" ditava mensagens avulsas do MUNDO RACIONAL que eram gravadas em um gravador de rolo grande e que, em seguida eram mimeografadas.




Nas 2ªs e 5ªs feiras, O Sr. MJC escolhia 7 pessoas para compor a mesa, onde eram lidas as mensagens.


Estima-se que nestas leituras compareciam de 2.000 a 4.000 pessoas. Após a leitura, eram feitas as correções ortográficas (em fotos, alguns dos colaboradores). 

Eram então, passadas á D. Olga para serem datilografadas e novamente revisadas. 

E o Sr. MJC conversava com todos os presentes, esclarecendo e batendo longos papos.

Anunciava que seria feito um livro completo com estas mensagens. 
Um livro que iria descarregar e deixar a pessoa limpinha. Prontinhos pra subir.

Aguardavam com ansiedade a saída deste livro. Enquanto o livro não saia, o Sr. MJC resolvia os problemas de todos que o procuravam.

continua........

HISTÓRIA DA FEITURA DOS LIVROS "UNIVERSO EM DESENCANTO"
1938 A 1970 - Parte 3 (FINAL) - O 1º VOLUME DA OBRA



A chegada da década de 1970, traz para a Humanidade um novo céu e uma nova terra.

Passado o período mais difícil para a elaboração dos textos da Obra inicial dos livros "UNIVERSO EM DESENCANTO", O Sr. Manoel com toda a maestria que lhe é peculiar, ainda em Belford Roxo-RJ, junta, no formato de livro, as mensagens avulsas, que eram anteriormente lidas em conjunto.

Não possuímos a informação de qual gráfica fora nomeada para a 1ª Impressão. 
Acreditamos ser as Edições Gernasa (vide foto da 2ª Edição) situada na cidade do Rio de Janeiro.

Foram entregues 1.000 livros nesta tiragem (+- 1970) e em questão de minutos, na reunião semanal, as pessoas presentes compraram todos os livros, não sobrou nenhum, tamanha a ansiedade pela Força Racional emanada de suas páginas.

Daquele dia em diante, aos que o procuravam para resolver os problemas, era dito por ele mesmo, o Sr. Manoel.

..."Agora é tudo com o Livro, quem resolve é o livro, é só ler que resolve..."

CURIOSIDADE : O Sr. Manoel dava um "nome" para cada livro que saía. 

O 1º e o 2º volume Ele chamou de "O Livro da Descarga".

HISTÓRIA DA FEITURA DOS LIVROS "UNIVERSO EM DESENCANTO"
Parte 4 - ANOS 70 - A OBRA INICIAL DOS 21 VOLUMES (Editados de 1970 a 1974).


Com o avanço da Fase Racional, chegou o período para o Sr. Manoel lançar os livros que carinhosamente chamamos de "OBRA" (21 volumes).

Como foram elaborados e feitos? 
Muitas mensagens que já haviam sido ditadas de forma avulsa e eram lidas em conjunto ao longo de muitos anos (já explanado anteriormente), foram sendo juntadas a outras que constantemente e paulatinamente eram ditadas pelo RACIONAL SUPERIOR.




Neste período, a colaboradora designada pelo Sr. Manoel foi D. Lucy - Professora, recebia Dele as fitas das mensagens gravadas e datilografava. Eram conferidas por outros colaboradores (já mencionados antes). Novamente, Da. Lucy passava a limpo na máquina de datilografia . Então o Sr. Manoel, ao longo do tempo e pacientemente, com as idas de Da. Lucy à sua residência, convidava-a a sentar de um lado de uma mesa grande e Ele de outro para que cada mensagem fosse lida. Linha por linha de cada Livro era lida, e o Sr. Manoel pedia para acrescentar mais informações e trechos ao que estava sendo lido por Da. Lucy. Além disto dava a cada lição um título (mensagem) e também um nome para cada livro. Por mais uma vez, Da. Lucy passava a limpo e finalmente, cada livro foi ficando pronto para ser entregue e impresso nas Gráficas. 


Isto tudo exigia dos Colaboradores da época, tempo, dedicação e compromisso Racional, coisa que hoje, apesar de toda tecnologia disponível, acredito eu, não teríamos a paciência para tal colaboração. 

O SR. MANOEL NÃO SÓ DITAVA OS LIVROS... COMO TAMBÉM LIA, OU COMO QUEIRAM, OUVIA SEREM LIDOS, UM A UM. 

Tamanha a responsabilidade para com a Humanidade!
As Gráficas que imprimiram a Obra Inicialmente foram:
- Edições Gernasa
- Gráfica Editora Livro S/A
- Editora Gráfica Brasileira Ltda
- Editora Rio Policolor Ltda.

Não possuo todos os nomes que eram dados aos livros da Obra, mas os que sei passo a informar:
- 1º e 2º Volumes = Livros da Descarga
- 3º Volume = Livro Cabalístico (da Cabala)
- 4º Volume = Livro da Razão
- 5º Volume = Livro da Medicina
- 6º Volume = Livro dos Errados
- 13 Volume = Livro dos "Crioulos"
- 14º Volume = Livro da Bronca

Mais adiante darei os nomes que eram dados aos livros chamados "Fascículos".
E assim ficou pronta a OBRA INICIAL "UNIVERSO EM DESENCANTO" da CULTURA RACIONAL. 

HISTÓRIA DA FEITURA DOS LIVROS "UNIVERSO EM DESENCANTO".
Parte 5 - ANOS 70 - A CONTINUAÇÃO DOS LIVROS E O RETIRO RACIONAL

Os 21 Livros da Obra Inicial ficaram prontos. Editados, ainda de forma tímida, porém constante, foram sendo mais divulgados.
Aumentavam o número de leitores e é claro, a procura de orientação e de convívio com o Sr. Manoel. O desejo de colaborar com a Fase Racional e a vontade de prestar as homenagens de agradecimento ao MUNDO RACIONAL eram enormes, assim como evidenciamos nos dias de hoje. 

*** CURIOSIDADE: Os livros não estavam à disposição em livrarias, somente em 1 (uma) no Antigo Largo da Carioca, no Rio de Janeiro. Então, muitos Estudantes da época, vinham buscar pessoalmente com o Sr. Manoel os livros, para depois em suas cidades e Estados de origem, entregarem em mãos daqueles que foram divulgados e pediam os livros. Foram muitos estes colaboradores.

Surgiam as primeiras caravanas de divulgação, sendo uma das primeiras no bairro da Quinta da Boa Vista – RJ. Aumentava o número de frequentadores da antiga residência do Sr. Manoel, em Belford Roxo.

Todos queriam ver de perto, conhecer o RACIONAL SUPERIOR DA TERRA, tirar as suas dúvidas, enfim, só quem estuda CULTURA RACIONAL sabe o quanto se renovam os sentimentos e o vigor devido ao tratamento proporcionado pela ENERGIA RACIONAL. Personalidades famosas que lá frequentavam: Procópio Ferreira, João Roberto Kelly, Altamiro Carrilho, Jackson Do Pandeiro, Autoridades Políticas e Governantes da época e é claro, não podíamos deixar de citar: TIM MAIA.


Em decorrência deste grande movimento de pessoas e da necessidade de o RACIONAL SUPERIOR continuar a elaboração e feitura dos livros "UNIVERSO EM DESENCANTO" é que houve a necessidade de construir um local maior, onde mais pessoas viriam e dar-se-ia a feitura da sequência do Conhecimento Racional. Veio então, a decisão da construção do "RETIRO RACIONAL". - 269º HISTÓRICO.

" Retiro Racional por que?
Por que houve necessidade de vir para aqui, para terminar a Obra, porque onde morava não tinha tempo de fazer a Obra, pelo grande aglomerado de pessoas.
Então, foi preciso se retirar para um Retiro, para poder ter tempo de fazer a Obra toda.
E por isso ficou o nome: Retiro Racional.
E essa é a causa: PARA COMPLETAR A OBRA RACIONAL.
E ficou o nome de Retiro, porque teve que se retirar de onde estava, porque pela aglomeração das pessoas não tinha tempo de fazer a Obra.
E aí está o porquê do nome: RETIRO RACIONAL."


Uma das muitas apresentações de Tim Maia em Rede de TV acompanhado por Estudantes de CULTURA RACIONAL dos anos 70. Até hoje as músicas de seus discos Tim Maia Racional despertam o interesse, principalmente nos jovens, em conhecer o livro "UNIVERSO EM DESENCANTO".


Foto aérea do RETIRO RACIONAL, localizado no município de Nova Iguaçu - RJ.
Retiro Racional por que? 269 H.
Por que houve necessidade de vir para aqui, para terminar a Obra, porque onde morava não tinha tempo de fazer a Obra, pelo grande aglomerado de pessoas.
Então, foi preciso se retirar para um Retiro, para poder ter tempo de fazer a Obra toda.
E por isso ficou o nome: Retiro Racional.
E essa é a causa: PARA COMPLETAR A OBRA RACIONAL.
E ficou o nome de Retiro, porque teve que se retirar de onde estava, porque pela aglomeração das pessoas não tinha tempo de fazer a Obra.
E aí está o porquê do nome: RETIRO RACIONAL."


FOTO ACIMA - Tim Maia, na Residencia da Rua Áurea - Belford Roxo - RJ, próximo ao Sr. MJC caminhando  (lado esquerdo).


FOTO ACIMA - Procópio Ferreira (um dos grandes nomes do teatro brasileiro), ao lado de João Roberto Kelly (compositor e produtor musical). Ambos, grandes Estudantes de CULTURA RACIONAL.

>>>>>>> continua em breve assim que colhermos mais material daquela época.


ESTE BLOG REPRESENTA A UNIÃO CONSOLIDADA DE PESSOAS 
QUE SE IMPORTAM, DIA E NOITE E, NOITE E DIA COM 
A RECUPERAÇÃO DO EQUILÍBRIO DA HUMANIDADE.

A CONTINUAÇÃO DESSES ESCLARECIMENTOS E DE OUTROS MAIS, 
ESTÃO CONTIDOS NOS LIVROS UNIVERSO EM DESENCANTO.

SOLICITE O PRIMEIRO VOLUME DA OBRA, 
E COMECE A DESENVOLVER SEU RACIOCÍNIO,  
E TER A PROTEÇÃO QUE VOCÊ PRECISA.
"NATURAL É TUDO AQUILO QUE PODE SER, SEM PREJUÍZO DE NINGUÉM.”

*O CONHECIMENTO DE CULTURA RACIONAL 
PRECISA ESTAR NAS ESCOLAS*

O RACIOCÍNIO UNE, O PENSAMENTO DIVIDE!!
RACIOCINAR SEMPRE!! PENSAR, NUNCA!

ESTE CONHECIMENTO É PARA TODOS! 
POR FAVOR DIVULGUE, POIS TODOS PRECISAM SABER.





9 comentários:

  1. Que beleza! Maravilhosa relíquia! Parabéns por esse trabalho! Salve o Racional Superior!!

    ResponderExcluir
  2. ESSES SÃO OS PIONEIROS DA DIVULGAÇÃO DA OBRA UNIVERSO EM DESENCANTO, QUE TEM O SEU CRÉDITO NO MUNDO RACIONAL E O PASSAPORTE GARANTIDO DE QUE AQUI NESTE SEGUNDO MUNDO NÃO NASCERÁ MAIS, ELES TEM A GARANTIA DISTO, DADO PELO O VERDADEIRO DEUS NA TERRA O RACIONAL SUPERIOR, MANOEL JACINTHO COELHO...

    ResponderExcluir
  3. Não imagina que a Cultura Racional ja está presente a 50 anos. Como demorei tanto tempo pra saber da sua existência. Bem que dizem:Tudo ao seu Tempo. Chegou o meu.

    ResponderExcluir
  4. Vc poderia me dizer precisamente o ano que foram escritos os amareloes?
    Quando foram editados?
    Só sei que no histórico o RS diz que em 1038 o Conhecimento estava bem adiantado.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  5. Obrigada à todos que estão reunindo essas informações tão valiosas e que nos levam para esse tempo do início de tudo. Para mim, que conheci o Conhecimento depois da transformação de MJC, é um grande presente saber de tudo Isso!
    Muito Obrigada!
    Salve o Racional Superior

    ResponderExcluir
  6. Que beleza! Parabéns por esse ato de nobreza e amor. Cultura Racional é a sabedoria do VERDADEIRO E GRANDE SÁBIO sendo revelada a toda à humanidade. É a verdade das verdades, a verdade que liberta, àquela que Jesus não poderia revelar aos seus seguidores. Mas o tempo já é chegado.

    ResponderExcluir
  7. !!! Salve !!! Eu gostaria de saber quando foram feitas as réplicas e as tréplicas ...

    ResponderExcluir